O que é um tratamento de canal?

O tratamento de canal ou tratamento endodôntico, é um procedimento onde o cirurgião dentista remove a polpa dental (tecido que contém vários elementos, principalmente vasos sanguíneos e nervos) nos casos em que a mesma foi danificada ou morta.

O tratamento de canal acaba por salvar o dente das indesejáveis extrações dentárias. Antigamente (ou não tão antigamente em alguns lugares) se a pessoa relatasse sentir fortes dores no dente a única alternativa era a extração.

Existem vários fatores que podem levar o(s) canal(ais) do dente a ser tratado. Cárie muito ampla é normalmente a causa mais comum. Podemos citar também: Fratura dental ou trauma (batida) sem fratura.

O nome dessas “agulhinhas” são Limas Endodônticas, utilizadas para limpar e modelar o canal do dente.

É muito importante que ao sentir dor no dente (mesmo que seja leve) você deve procurar um dentista para receber orientações. A dor faz parte do processo de inflamação e esta inflamação pode gerar danos irreversíveis a polpa dental.

Todo esse processo pode ocorrer lentamente sem que você perceba e gerar uma infecção dentária.Uma das consequências da infecção é a formação de pus. A proliferação desse pus repleto de bactérias leva a formação de fístulas, abcessos e até cistos.

Muitas pessoas tem medo de fazer o tratamento de canal. Ouvem muitas histórias de que esse tipo de tratamento é puro sofrimento. Esqueça. A odontologia evoluiu muito. Os profissionais tem em mãos anestésicos potentes que eliminam ou diminuem muito uma possível dor durante os procedimentos. Além disso, ela se tornou muito mais rápida e precisa com a utilização de certos equipamentos.

Após a limpeza, desinfecção e modelagem do(s) canal(ais), estes são preenchidos com um material obturador (ex: óxido de zinco/ eugenol) e em seguida é feita a restauração definitiva do dente.

As limas acopladas em contra-ângulos específicos diminuem o tempo da consulta!

Cuidados:

  • O tratamento de canal não exime o paciente dos cuidados com o dente. Em caso de uma nova cárie, os canais que foram tratados podem ser novamente contaminados e você ser obrigado a retratar o dente.
  • A polpa dentária é responsável pela hidratação do dente e como ela não está mais presente o dente se torna mais friável e mais sujeito a fraturas.
  • Dentes com tratamento de canal podem escurecer devido ao efeito que os produtos utilizados no preenchimento do canal produzem. Mas não se preocupe. Existem modalidades de clareamento dental específicos para estes casos com ótimos resultados;FONTE: http://www.odontoblogia.com.br

 

Assista ao vídeo e entenda como é feito um tratamento endodôntico (canal)!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende uma Consulta via Whatsapp