O Flúor é realmente importante?

Você sabia que a cárie é uma doença?

Pois é, e para controlar/prevenir a doença cárie, precisamos alcançar uma certa concentração de flúor nos fluidos bucais. Para isto, temos métodos sistêmicos (água ou suplementos) e tópicos (cremes dentais).

Os cremes dentais têm um papel muito importante e devem ser utilizados para que consigamos manter constante o flúor na cavidade bucal.

E como o flúor age?

1. Dificultando a desmineralização do esmalte (dente fica mais resistente)
  2. Acelerando a remineralização
  3. Inibindo ação de bactérias

Ou seja: o flúor pode diminuir a capacidade de aderência bacteriana ao dente!

Como conseguir uso tópico de flúor?

Através de aplicações pelos dentistas e auto-aplicações (através de cremes dentais e/ou bochechos).

Qual deve ser a concentração de flúor nos cremes dentais?

A concentração de flúor nos cremes dentais para adultos, deve estar entre 1000 e 1500ppm e para bebês(de até 3 anos), a concentração deve ser de 500ppm.
Com isto, reduzimos em 30% a prevalência de cárie!
* PPM = miligramas de flúor por litro

E na criança que se encontra com atividade de cárie, como deve ser o tratamento?

No uso terapêutico em crianças, o flúor deve ser realizado em doses baixas, com alta frequência, ou seja: com a utilização dos cremes dentais fluoretados, assim como visitas periódicas frequentes ao dentista.
O número de visitas deve ser de acordo com a gravidade de cada caso.

Aqui vai um resumão para você:

• Paciente sem atividade de cárie = água fluoretada + creme dental fluoretado 3x ao dia
                                                                 Bebês(até 3 anos) = 500ppm 1x ao dia
  • Pacientes com atividade de cárie = água fluoretada + creme dental fluoretado 3x ao dia
                                                                     Bebês(até 3 anos) = 500ppm 1x ao dia
                                                                     Visitas periódicas ao dentista até a cura da doença com a remoção das caries, limpeza dentária, assim como aplicação tópica de flúor.
  • Água e cremes dentais fluoretados são excelentes formas de garantir a presença de baixas concentrações, com alta frequência de flúor na cavidade bucal.
  • Cremes dentais com flúor devem ser usados pelo menos 3 vezes ao dia e ser lavados com o menor volume de água possível.

Qualquer dúvida, consulte seu dentista!